05 jan

Uma cidade sem carros

 

carfree

Uma cidade sem carros? Essa é a proposta do site Carfree, mantido pelo ex-ombudsman do Departamento de Transportes de New Jersey, JH Crawford. No site, ele apresenta ideias interessantes para a adoção de diversas medidas que tornem possível viver em uma cidade sem automóveis. A saída proposta não é nova: a implantação de uma rede pública de transportes coletivos, que garantam aos moradores de uma determinada cidade, ao mesmo tempo, rapidez e qualidade. Tudo está construído sobre a ideia da aquisição, manutenção e aumento da qualidade de vida nas cidades.

No site, além de livros de Crawford (afinal, ele também tem de pagar as contas) há a apresentação de um modelo para cidades que vão de 300 mil a 3 milhões de habitantes. A proposta está assente na criação de distritos, com infra-estrutura própria, que seriam interligados por vias de uso de ônibus ou outra forma de veículo de transporte de massas.

O projeto é MUITO teórico e, de modo geral, bastante alucinado. No entanto, contém propostas deliciosas. Por exemplo, a ideia dos distritos – aos quais também poderíamos chamar de minicidades – está presente, de forma parecida, na proposta de revisão do Plano Diretor de Ribeirão Preto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.