09 jan

Estudo mostra corredores exclusivos de ônibus como melhor solução urbana de transporte de massas

ITDP

Um estudo feito nos Estados Unidos pelo “The Institute for Transportation and Development Policy” em 21 cidades com diversos tipos de transportes públicos de superfície mostrou que, em comparação com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou os famosos bondinhos, os corredores exclusivos para ônibus têm a melhor relação custo-benefício. O trabalho foi apresentado no final do ano passado e foi descrito, de forma mais completa, nesta reportagem da revista Wired.

O texto da publicação norte-americana informa que, apesar de muitos especialistas na área de transportes públicos já terem antecipado essa informação, foi a primeira vez que a supremacia dos corredores exclusivos ficou demonstrada de forma científica em um estudo. O trabalho teve como pré-requisito a relação existente entre os investimentos necessários para por o projeto em funcionamento (VLT, bondinho ou ônibus) e a “quantidade” de desenvolvimento gerada para a área atingida por esse mesmo projeto.

O Institute for Transportation and Development Policy é uma organização privada norte-americana fundada em 1985, com sede em Nova York, e que visa promover sistemas de transportes ambientalmente sustentáveis e socialmente igualitários pelo mundo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.