01 jun

Michael Porter e o Índice de Progresso Social

Foto: Fernando Manoel Site Ideia Sustentável

Foto: Fernando Manoel
Site Ideia Sustentável

Na semana passada acabei encontrando um artigo bastante interessante, publicado no site Ideia Sustentável, a repeito de um índice criado pelo mago dos negócios, Michael Porter (Harvard Business School). Ele, em conjunto com a organização sem fins lucrativos Social Progress Imperative, criaram um conjunto de indicadores cujo objetivo é medir o desenvolvimento de um país, de forma mais ampla, que ultrapasse o tradicional PIB ou uma visão basicamente economicista.

No total, o Índice de Progresso Social (IPS), como foi chamado, compõe-se de 52 indicadores em três dimensões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidade.
Por que tanto indicador? Bem, segundo Porter, porque “(…) sempre houve a ideia de que o crescimento econômico é o que traz bem-estar. Mas o que o nosso índice mostra é que também funciona o sentido inverso, e que o bem-estar também leva ao progresso econômico. Se um país é mais estável e mais pacífico, claramente torna-se um lugar melhor para se fazer negócios”.

O artigo publicado pelo site Ideia Sustentável pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.ideiasustentavel.com.br/2014/01/porter-paz-e-amor/.
Apesar de ter um pé atrás com esse tipo de iniciativa, acho que a ideia é bastante interessante e pode ser um bom ponto de partida para algo realmente útil e que tenha impacto significativo na elaboração de políticas públicas, em qualquer nível.

Fiquei particularmente curioso em saber se esse tipo de ferramenta – que é usado basicamente para a medição do desenvolvimento social de países – poderia ter algo similar para ser utilizado no âmbito municipal.

Já ouvi falar de um núcleo da USP de Ribeirão Preto que tem um trabalho interessante na criação de indicadores específicos para a área da Educação. Era interessante saber se existem outras iniciativas do mesmo tipo para outras áreas, especialmente segurança pública.
Se alguém souber de alguma coisa nesse sentido e quiser me enviar a dica, o e-mail é: ideia@umacidade.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.