07 ago

Uma breve (e ilustrada história) do design de bicicletas

Capa do livro "Bicycle Design: An Illustrated History",de Tony Hadland e Hans-Erhard Lessing

Capa do livro “Bicycle Design: An Illustrated History”,de Tony Hadland e Hans-Erhard Lessing

A revista Slate (www.slate.com) publicou uma resenha do livro “Bicycle Design: An Illustrated History”, de Tony Hadland e Hans-Erhard Lessing. Na seção de resenhas, os dois autores foram convidados para escrever um texto sobre o livro e optaram por apresentar dez momentos decisivos para a evolução desse meio de transporte cada vez mais interessante para cidades.
Um desses momentos foi a criação não só das rodas mas, sobretudo os raios de metal que permitiram a sua sustentação. O trecho é este aqui.

“1869 – THE TENSION-SPOKED WHEEL
Races began to be organized regularly by velocipede clubs in France starting in 1869. When wooden spokes were replaced by steel tension wires—as patented by an Alsatian in Paris named Eugène Meyer—it was a breakthrough moment. Huge front wheels could now be built for higher speed, limited only by the inseam of the rider. Meyer, an unsung hero, had been forgotten until recently because his name was misspelled and couldn’t be traced at the patent office. His velocipedes were the era’s most beautiful and were ridden by top racers. When the French racers brought these high wheelers to England in 1870, they were seen and immediately improved upon by James Starley.”

Os dez momentos históricos da bicicleta nos dois últimos séculos podem ser conhecidos neste neste link: http://www.slate.com/blogs/the_eye/2014/07/22/bicycle_design_an_illustrated_history_by_tony_hadland_and_hans_erhard_lessing.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.