07 jan

Que ônibus passa aqui?

Que onibus

Detalhe do adesivo criado pelo coletivo “Shoot The Shit”, de Porto Alegre

 

Adesivo colado em ponto de ônibus, com anotações a caneta

Adesivo colado em ponto de ônibus, com anotações a caneta

Que onibus1

Usuário anota linha de ônibus que passa em determinada rua, em adesivo colado em poste

Há uns dois anos, um grupo de jovens de Porto Alegre deparou-se com um problema no transporte coletivo: grande parte das paradas de ônibus não tinham indicações sobre as linhas que passavam por aqueles locais.

Em conversas com outros usuários, descobriram que o problema era, realmente, um problema: se um passageiro se desviasse da sua rota costumeira e tivesse que utilizar outras linhas de ônibus que não as que usava frequentemente, inevitavelmente teria  dores de cabeça para saber que linhas passavam por aquele determinado ponto de ônibus.

O problema, claro, não era uma exclusividade de Porto Alegre, mas a solução que o grupo de jovens encontrou para a falta de informações foi brilhante, pela sua extrema simplicidade.

A ideia é bastante simples: em parceria com uma gráfica local, eles criaram um adesivo grande, que na sua parte superior tinha em destaque a figura de um ônibus e a frase “Que Ônibus Passa Aqui?” (veja imagens). O adesivo era colado em postes ou locais próximos ao ponto de ônibus e os usuários das linhas que passavam por aquele local, escreviam no adesivo os ônibus que passavam por ali.

A ideia deu tão certo que foi adotada pela Prefeitura de Porto Alegre. Em parceria com os jovens, foram impressos mais de mil adesivos que continuam a ser colados pelos postes da capital gaúcha, auxiliando os usuários do transporte coletivo. Hoje, outras cidades do país também adotam o adesivo.

Os jovens (foto) que criaram a ideia fazem parte do coletivo “Shoot de Shit”, que é uma gíria em inglês que significa, ao mesmo tempo, “jogar conversa fora” e “trocar idéias”. O coletivo tem página na Internet no seguinte endereço: http://www.shoottheshit.cc/.

Ali, podem ser encontrados mais detalhes sobre o “Que Ônibus Passa Aqui?” e outras ideias que os criadores do site têm para o meio urbano. Vale a pena dar uma olhada.

Como tive conhecimento disso? Graças a uma dica do jornalista Ângelo Davanço (https://www.facebook.com/profile.php?id=100008212864456&fref=ts)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.