14 abr

Ciclistas e a legislação

ciclistaO site Mobilize – Mobilidade Urbana Sustentável publicou uma matéria interessante sobre como acidentes envolvendo ciclistas são solenemente ignorados pelas autoridades de trânsito nas grandes cidades brasileiras, como é o caso de Belo Horizonte (MG). No entanto, o texto também mostra um outro lado (ainda tímido), que é o início de um processo de alterações nas legislações de trânsito de algumas cidades do Brasil, envolvendo a bicicleta como meio de transporte em cidades. Uma parte do texto, está aí abaixo. O resto, pode ser encontrado neste endereço: http://www.mobilize.org.br/noticias/7956/fiscalizacao-fica-para-tras.html

“Em tentativa de integrar motoristas e ciclistas e de evitar acidentes, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em parceria com o a Secretaria Estadual das Cidades, passou a exigir a presença de ciclistas nos exames para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A regra começou a valer neste mês e, além dos candidatos a motoristas, os instrutores terão treinamento para a nova exigência.

De acordo com informações divulgadas pelo Detran-PE, os pátios de exame contarão com bicicletas, como forma de avaliar os cuidados que os candidatos têm com ciclistas. Para isso, o órgão já oferece treinamento para seus funcionários e para os instrutores cadastrados. Além da capital, a capacitação já está sendo levada para o sertão e outras regiões do interior do Estado. O curso, chamado de “Bicicleta como modal de transporte” faz parte do programa Pedala PE, que tenta impulsionar o ciclismo e a boa convivência com outros veículos.”

Crédito da Foto: Bike Lane via photopin (license)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.