27 jul

Ideias de e para Ribeirão Preto

Logotipo

 

O site Uma Ideia de Cidade inicia hoje uma nova fase da sua existência. Até agora, procuramos divulgar ideias já prontas ou em vias de implantação em diversos locais do mundo, mas com uma especificidade: que elas, de alguma forma, pudessem ser implantadas em Ribeirão Preto.

Os critérios para a publicação dessas ideias são a originalidade e o fato de serem exequíveis, sobretudo financeiramente. Sobre eles, o princípio de que toda a ideia publicada, o projeto publicado aqui, deve ter um fim social. Ou seja, deve ter um impacto positivo sobre  a qualidade de vida dos moradores da cidade/região, em geral, ou de uma área, em especial.

Com o post de hoje, a essa ideia inicial junta-se outra, que justifica a própria criação do site: em um primeiro momento, tornar-se útil à comunidade onde está instalado (Ribeirão Preto), fornecendo ideias que, eventualmente, possam ser utilizadas. Em um segundo momento, procurar interferir na realidade da cidade, sobretudo sendo mais um espaço de discussões sobre ela.

Assim, a partir de hoje, uma vez por mês, vamos publicar projetos de urbanistas e últimos anistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo oferecidos pelas diversas instituições de ensino da cidade (Uniseb, Moura Lacerda, Unip, Barão de Mauá e Unaerp). O fato de o curso da Unaerp ser bastante recente , sem formando, criou uma brecha muito interessante, que é a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de projetos desde o seu início.

Até o momento já foram selecionados um pouco mais dez projetos, em diversas áreas, mas todos obedecendo às duas máximas do site: originalidade e exequibilidade. O próximo post vai destacar um projeto de Fábio Fideles, apresentado como conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, em 2013. A orientação foi feita pelo professor Francisco Gimenes.

Fábio desenvolveu um projeto chamado “O Presídio e sua Função Social”, que discute, de maneira MUITO interessante, o modo como a arquitetura pode ser utilizada em um processo mais amplo de ressocialização de presos. É o post de amanhã. Até lá.

2 thoughts on “Ideias de e para Ribeirão Preto

  1. Estou ansiosa para ler esse projeto do Fabio,idéias que envolvem ressocialização agregadas a cultura,economia,planejamento.Parabens a todos.

    • Viviane, é uma ideia que pode levar a caminhos interessantes. Mais do que o projeto, a ideia do Fabio pode levar a discussões importantes sobre a recuperação e ressocialização de detentos.
      Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.