Sobre

José Manuel Lourenço, 49 anos em 2013, jornalista e cientista político.
Este site é mantido pelo jornalista José Manuel Lourenço. Nascido há mais tempo do que gostaria, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.
Até o momento, é subeditor das editorias de Cidades e Política do Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, uma empresa do Grupo EPTV. Antes, foi jornalista em Portugal e, também, nos jornais Folha de São Paulo e Diário do Povo, em Campinas. Durante alguns anos trabalhou como assessor político.

Objetivos
A publicação do Uma Ideia de Cidade visa, principalmente, apresentar boas ideias aplicadas às cidades, independentemente das suas origens (municípios, estados, federação ou outros países).
Este site conta com cerca de 20 categorias de ideias (educação, segurança, cultura, transporte etc.) e três grandes áreas de classificação geográfica: Ribeirão Preto, Brasil e Internacional. Por exemplo, se você quiser achar algumas ideias que tenham sido desenvolvidas no Brasil na área de segurança é só escolher as categorias e tags correspondentes. Esperamos que, em breve, o site já tenha algumas ideias interessantes para você conhecer e, se for o caso, usá-las na sua cidade.
Por falar nisso, se você conhecer algum projeto que esteja em desenvolvimento e que ache que vale a pena divulgar, envie para ideia@umacidade.com.br.
Há, no entanto, um pré-requisito que gostaríamos que fosse respeitado: não envie projetos ou ideias que não sejam viáveis, ou seja, que visem, sobretudo, fazer propaganda de alguma administração municipal ou governo estadual. Todas as sugestões publicadas pelo site terão uma área de comentários sobre a ideia divulgada. Assim, se optar por nos enviar alguma sugestão, se possível, não se esqueça de dizer como saiu ou sairá do papel, ou seja, de onde virão as suas fontes de financiamento.

Atualizações
Em princípio, o Uma Ideia de Cidade deverá ser atualizado diariamente. Mensalmente ou bimestralmente, vamos tentar publicar entrevistas com urbanistas, agentes públicos ou outros personagens cujas atividades estejam direta ou indiretamente ligadas ao planejamento urbano. Mais uma vez, se quiser sugerir alguma pessoa que possa ter algo interessante para dizer, entre em contato pelo email ideia@uma cidade.com.br.
Esperamos que goste do site e que possa se tornar não apenas um leitor frequente, mas um colaborador. Ideias, afinal, existem para serem divulgadas.

Um abraço,
José Manuel (ideia@umacidade.com.br)